Você está aqui
Home > 2011 ARQUIVO HISTÓRICO > CONCURSADOS DA POLÍCIA CIVIL DIVULGAM MANIFESTO DEVIDO A DEMORA NAS CONVOCAÇÕES

CONCURSADOS DA POLÍCIA CIVIL DIVULGAM MANIFESTO DEVIDO A DEMORA NAS CONVOCAÇÕES

CONFIRA ABAIXO A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO.

Elaboramos este manifesto pela Segurança Pública do nosso Estado com o fim de que quem o tenha conhecimento saiba da essência das injustiças acometidas no nosso certame.

O momento atual é delicado, pois observamos aumento nos diversos índices das criminalidades em toda Paraíba. Infelizmente, acostumamos a almoçar assistindo sangue nos programas policiais televisivos locais.

Há migração da bandidagem para nosso Estado, até porque nossos vizinhos, Pernambuco e Rio Grande do Norte, têm investido em concursados e aumentaram seus efetivos da Polícia Civil que é quem de fato dá respostas à sociedade no que concerne à investigação dos casos, das denúncias, fomentando inquéritos, gerando mais sentimento de justiça e maissensação de segurança no geral.

Há uma Lei Estadual, 8.672/08, que preconiza que o efetivo da PCPB deve ser mais de 8.000 homens, no entanto, há pouco mais de 1.000, muito menos dos mais de 10.000 policiais militares.

A Comissão dos Concursados da Polícia Civil da Paraíba (CCPC-PB) representa cerca de 1.500 concursados já aprovados e classificados em prova objetiva e subjetiva, com ponto de corte, exame laboratoriais, avaliação física e avaliação psicológica.

Das 1.160 vagas ofertadas pelo Estado, 450 futuros colegas de profissão estão concluindo o Curso de Formação na ACADEPOL (Academia de Polícia) no dia 31 de março do corrente ano. Fato este que lhes encerra a 2ª e última fase do concurso restando apenas a nomeação no Diário Oficial do Estado.

Acontece que o nível do concurso foi considerado alto e nem todas vagas foram preenchidas. Restam 487 candidatos, aprovados dentro do número das vagas ofertadas, preparados para se matricularem na ACADEPOL, cuja capacidade é para treinar e preparar 450 alunos em cerca de 3 meses.

Temos enfrentado burocracias, inclusive, há Ação Civil Pública em trâmite no Fórum Cível, impetrada contra o Estado desde 2010, que tornou possível, pLiminar concedida, a efetivação do 1º Curso de Formação.

Entendemos e agradecemos os apoios dos mais diversos segmentos da nossa sociedade Paraibana. Todos se solidarizam com a nossa causa, pois queremos trabalhar para o Estado e sabemos que somos parte da solução para combater e intimidar a criminalidade, prevenir a violência e defender nossas Leis, pois elas são nossos escudos.

As maiores injustiças que sofremos são os crescentes sequestros, assaltos, roubos, explosões, saidinhas de banco, homicídios, estelionatos, a chamada “lei do silêncio”, dentre outros mais de 200 crimes tipificados no nosso Código Penal que cabe à Polícia Civil investigas e solucionar.

Cabe a nós fazermos com que essa instituição se fortaleça, principalmente quem quer uma nova Paraíba desenvolvida na rota do Turismo mundial, uma Paraíba como a que aprendemos a nos orgulhar de uma tranquilidade que já não é mais presente.

Ou agimos agora, nomeando os concluintes do Curso de Formação e convocando, imediatamente, a 2ª turma com 485 homens para o mesmo curso na ACADEPOL ou mais injustiças acontecerão e poderá ser tarde de mais, pois a criminalidade está presente onde o Estado está ausente.

Atenciosamente,
CCPCPB

Top