Você está aqui
Home > 2012 ARQUIVO HISTÓRICO > COBRAPOL CONCORRE A VAGA NO CONASP/MJ

COBRAPOL CONCORRE A VAGA NO CONASP/MJ


logoanimada2010A Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL) , concorre a uma vaga no Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), biênio 2013-2014, como representantes de entidades dos Policiais Civis do Brasil.

Braço do Ministério da Justiça, o CONASP tem entre suas finalidades, formular a Política Nacional de Segurança Pública. “Participamos da Gestão 2010-2012 do Conasp e sabemos o quanto é importante esse espaço para abrir caminho na defesa a nível nacional das demandas dos policiais civis de todo o País”, comenta Jânio Bosco Gandra, presidente da Cobrapol.

Ao todo, o Conselho dispõe de 21 vagas para representantes dos trabalhadores, de entidades, fóruns, redes e movimentos sociais da sociedade civil na área de segurança pública. O CONASP é composto ainda por membros do Governo Federal, sendo a presidente a Secretária Nacional de Segurança Pública, atualmente, Regina Maria Filomena de Luca Miki.

O órgão foi reestruturado durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª CONSEG), em 2007, passando a ter nova composição e assumindo o centro político do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, com poder deliberativo sobre a implementação das políticas públicas de segurança e sobre as diretrizes para a gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública.

No total, o CONASP conta com 30 representantes, 21 deles eleitos: 12 da sociedade civil, nove de entidades representativas dos trabalhadores da área e nove gestores. As outras nove vagas são preenchidas pelos gestores nomeados pelo Ministro da Justiça. As vagas são organizadas para representantes que atuam na área de segurança pública, com noves acentos para trabalhadores e entidades de trabalhadores, seis para entidades da sociedade civil e seis vagas para fóruns, redes e movimentos sociais da sociedade civil.

As eleições irão ocorrer nesta sexta-feira, dia 30/11, e a posse será no dia 7 de dezembro, em reunião ordinária do Conselho.

Por Giselle do Valle
Fonte: Imprensa Cobrapol

Top