Você está aqui
Home > 2010 ARQUIVO HISTÓRICO > Secretários discutiram política nacional de segurança

Secretários discutiram política nacional de segurança


gominconasf2010,O Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) se reuniu no Maceió Mar Hotel para debater ações integradas na área de Segurança Pública e definir uma proposta de segurança nacional que será entregue à Presidência da República.

O encontro contou com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, que elogiou a política de segurança desenvolvida em Alagoas. Balestreri ressaltou que novos braços de atuação na Segurança Pública estão sendo desenvolvidos, a exemplo da Força Nacional.

“O crime hoje transita em todos os estados e aqui não é diferente. A 1ª intervenção do que chamamos de braço civil da Força Nacional está se dando em Alagoas, a pedido do governador Teotonio Vilela Filho e com certeza teremos bons resultados”, destacou.

Durante a abertura do evento, na noite de quinta-feira (11), o secretário nacional disse que as causas de Segurança Pública transcendem questões político-partidárias. “Reconheço a coragem do governo do Estado no enfrentamento dos problemas graves conhecidos por todos. A Segurança Pública tem sofrido há décadas com interferência política, mas faço elogios de como a Segurança em Alagoas realiza um trabalho isento”, comentou.

Ricardo Balestreri afirmou ainda que os crimes de moradores de rua ocorridos em Maceió também terão o apoio da Força Nacional para acelerar o processo investigativo.

O secretário da Defesa Social, Paulo Rubim, disse que a questão do tráfico de drogas é comum a todos os estados e defendeu a proposta de uma política integrada de combate às drogas. “Sem uma política nacional, não podemos combater o problema das drogas”, afirmou.

Rubim falou ainda das metas que essa política deve alcançar: “Queremos evitar três coisas – fazer com que os jovens não entrem no mundo das drogas; fazer com que os que entraram saiam e que o traficante não trafique”, disse o secretário.

Na abertura do Consesp, o secretário enalteceu a atuação de instituições que têm contribuído para o trabalho de enfrentamento ao crime. “Gostaria de ressaltar a importância do Conselho Estadual de Segurança Pública e enaltecer o trabalho da 17ª Vara Criminal da Capital, que acabou com a burocracia, combatendo os traficantes no Estado e os crimes de pistolagem”, declarou Rubim.
Colegiado

O Consesp foi criado em abril de 2003, quando secretários da Segurança Pública se uniram para ganhar força na defesa dos interesses dos estados junto ao governo federal. Juntos, eles criaram o Colégio Nacional como um fórum permanente de interlocução e negociação com a Federação, com funções planejadoras, executoras, consultivas, deliberativas e representativas.

FONTE:
Redação – Agencia AL

Top