Você está aqui
Home > 2003 ARQUIVO HISTÓRICO > PB terá concurso para delegado em 180 dias

PB terá concurso para delegado em 180 dias

Jornal da ParaíbaPARAÍBA, SEXTA-FEIRA, 28 DE JANEIRO DE 2003

GERAL

PÁGINA 08


PB  terá concurso para delegado em 180 dias

A Secretaria de Segurança Pública do Estado vai realizar concurso público para os cargos de delegados no prazo de 180 dias. De acordo com a lei de número 7.310, publicada no Diário Oficial do último dia 16, fica extinto o cargo de delegado comissionado. A medida veda a nomeação de quaisquer profissionais em caráter de cargo comissionado para desempenhar as funções de delegado da Polícia Civil. A lei entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2004.
Em seu parágrafo único, a lei explica que se enquadra na definição de delegado comissionado, todo aquele profissional que não tenha ingressado nos quadros da Polícia Civil mediante concurso público para a função de delegado. A Secretaria  de  Segurança Pública já está tomando providências para atender ao decreto assinado pelo governador Cássio Cunha Lima.
Para  o  Presidente  do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado da Paraíba,  Antônio  Erivaldo Henrique de Sousa, o concurso chega em boa hora. Ele diz que a medida vai atender a uma antiga reivindicação da sociedade paraibana que enfrenta um caos na segurança pública. “Há 14 anos não havia concurso público na Polícia Civil. A realização de um concurso agora, a curto prazo, vai preencher vagas já existentes, como as de muitas delegacias do interior do Estado”.
Antônio Erivaldo ainda argumenta que o concurso deveria ser ampliado para outras funções. De acordo com ele, muitas delegacias estão carentes de servidores como escrivães, agentes e auxiliares de perícia. “É comum que em algumas delegacias o auxiliar de serviço desempenhe a função de escrivão, porque a vaga não está preenchida. São pessoas inaptas e isso compromete a qualidade do serviço que é prestado à população”.

Top