PB é o 4º Estado do NE e o 7º do País onde mais se mata jovens

Cidades – Domingo, 31 de Agosto de 2008

PB é o 4º Estado do NE e o 7º do País onde mais se mata jovens

O Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008 revela, ainda, a Paraíba é, proporcionalmente, o 4º Estado do Nordeste e o 7º do País onde mais morrem jovens, de 15 a 24 anos, por homicídio. Os dados da pesquisa mostram que pelo menos 23 jovens, nesta faixa etária, são assassinados por mês na Paraíba. o estudo mostra que 286 jovens, de 15 a 24 anos, foram mortos na Paraíba, em 2006. “A Organização Mundial de Saúde – OMS e as Nações Unidas consideram que uma taxa superior a 25 homicídios por 100 mil habitantes é uma taxa de conflito bélico, extremamente elevada”, afirmou Julio Jacobo Waiselfisz, responsável pela pesquisa.
Para o pesquisador Julio Jacobo, o País está vivendo a “crise da juventude” e é preciso encontrar as causas para buscar soluções, através da aplicação de políticas públicas integradas voltadas, principalmente para a juventude. Para ele, a violência está ligada à baixa escolaridade.
Na Paraíba, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE), divulgada no final de 2007, 51,4% dos jovens de 15 a 24 anos (375 mil paraibanos) estão fora de escolas e universidades. Segundo o IBGE, em média, estes paraibanos não chegam nem a concluir sequer o ensino fundamental, pois o tempo de estudo dos jovens nesta faixa etária varia de 5,5 a 7,4 anos.
“No Brasil, existem 7 milhões de jovens que não estudam nem trabalham, o que corresponde a 20% da população brasileira. Eles possuem um baixo nível educacional e por isso, não podem trabalhar”, afirmou Julio Jacobo, enfatizando que quanto menor é o grau de escolaridade do jovem mais vulnerável ele será à violência
.