Você está aqui
Home > 2011 ARQUIVO HISTÓRICO > NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO

AS ENTIDADES QUE INTEGRAM A REPRESENTAÇÃO DAS POLICIAS CIVIL E MILITAR DO ESTADO DA PARAÍBA, REPUDIAM AS DECLARAÇÕES DO DEPUTADO FEDERAL LUIZ COUTO DO PT/PB, DADAS AO PARAÍBA1 – MATÉRIA TITULADA ‘LIMPEZA’ NA POLÍCIA PARA RESOLVER A SEGURANÇA DA PB”

Mais uma vez o deputado federal Luiz Couto do PT/PB, a pretexto de se livrar dos “maus policiais”, afirma que estes são os principais responsáveis pelo crescimento da criminalidade na Paraíba, alegando inclusive que esta providência foi adotada pelo Estado de Pernambuco com resultados positivos imediatos.

Francamente, não é possível admitir que uma mentira deslavada dessa, seja proferida por um parlamentar que se limita a fazer acusações genéricas e irresponsáveis, que na prática em nada contribui e tenta comprometer a imagem das polícias civil e militar e atingir a maioria dos bons policiais que chegam até dar suas próprias vidas em defesa da sociedade.

É claro e indiscutível que a nossa instituição é constituída de bons policiais que são trabalhadores pais e mães de família, e se existe esta relação citada pelo deputado Luiz Couto, seria a exceção entre aqueles que muitas vezes trabalham sem receber as mínimas condições e equipamentos necessários para o exercício da difícil missão de fazer segurança e ordem pública. Toda corporação defende e exige o afastamento imediato de qualquer mau policial que por ventura exista,“mas quem são”? “É evidente que nós e a sociedade também queremos o afastamento dos maus servidores públicos, dos maus gestores, e dos maus políticos, sobretudo aqueles que vivem a enganar os seus eleitores”.
Ao fazer uma declaração desse tipo, de tamanha gravidade como fez o deputado Luiz Couto, acusando os policiais pela onda de violência no Estado/PB, podemos destacá-lo por três aspectos:

Primeiro: IRRESPONSABILIDADE daquele que faz essa afirmação, quando não imagina as consequências desastrosas que acarreta;
Segundo- FALTA DE COMPROMISSO com o cargo para o qual foi eleito, pois insinua que existe essa lista de maus policiais e nunca apresenta a mesma;
Terceiro – COVARDIA para denunciar nominalmente e cobrar a devida apuração (isso se a tal lista existir).

Já que o deputado não quer apontar os nomes dos “maus policiais”, deveria pelo menos indicar quem são os responsáveis pela não demissão desses servidores, e por que estão se omitindo em adotar as providências legais, se possível caso a caso.

Quanto ao estado de Pernambuco não é verdade que a segurança só melhorou porque foi feita apenas uma limpeza (que nem sabemos se isto foi feito). Na verdade o que houve foi uma decisão do governo de priorizar a segurança pública com muito investimento, implantação de projetos de governo (pacto pela vida), e com a vontade política de valorizar os integrantes das polícias estimulando com salários superiores aos da Paraíba.

Sem dúvida um cenário completamente diferente do nosso Estado/PB. Que o diga o secretário Claúdio Lima, que deve estar sem saber o que fazer com a“enorme soma de recursos” que a secretaria Aracilba repassa mensalmente para os órgãos.
As Entidades associativas e sindicais representativas das policias abaixo, solicitam do Comandante Geral da PM/PB, Secretário da SEDS e do Chefe da Polícia Civil delegado Severiano, que se manifestem em defesa dos integrantes destas respeitadas instituições e refutem oficialmente as acusações imprudentes feitas pelo deputado Luiz Couto.

ANTONIO ERIVALDO HENRIQUE DE SOUSA
PRESIDENTE DO SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS – SSPC/PB

ANTONIO T. DA COSTA NETO
PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DOS POLICIAIS CISVIS/PB – FEPCEP

FRANCISCO DE ASSIS SILVA – CEL PM
PRESIDENTE DO CLUBE DOS OFICIAIS

MAQUIR ALVES CORDEIRO – CEL PM
PRESIDENTE CAIXA BENEFICENTE

ADEMIR DA COSTA VILAR
REPRESENTANDO A SECRETARIA DE SEGURANÇA DA COBRAPOL

Top