MINISTRO DA JUSTIÇA PRORROGA PERMANÊNCIA DA FORÇA NACIONAL NA PB

Portaria foi publicada nesta segunda-feira (26) no Diário da União.
Força Nacional de Segurança auxilia na conclusão de inquéritos.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prorrogou o período de permanência da Força Nacional de Segurança na Paraíba. A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) e determina que a tropa fique no estado por mais 120 dias, prazo que pode ser mais uma vez prorrogado caso seja necessário.

Segundo a portaria assinado por José Eduardo Cardozo, a prorrogação da presença da Força Nacional no estado foi pedida pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). Esta é a segunda vez que o ministro prorroga esse prazo, uma outra portaria, publicada em outubro, já havia determinado a continuidade dos trabalhos.
saiba mais

A Força Nacional de Segurança chegou à Paraíba no final de agosto deste ano para auxiliar na conclusão de inquéritos policiais que estão em aberto na Grande João Pessoa. O objetivo do governo do estado é cumprir a meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça, que prevê a conclusão de 1.500 processos sem conclusão desde 2007.

Na chegada do efetivo da Força Nacional de Segurança, a Secretaria de Segurança criou um gabinete de gestão integrada. No total são cinco delegados, cinco escrivães e 20 agentes executando os trabalhos.

Criada em 2004 para atender situações emergenciais nos estados, a Força Nacional é acionada quando há necessidade de maior apoio do poder público ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada por policiais treinados em Brasília.


Fonte:
G 1/PB