Você está aqui
Home > 2009 ARQUIVO HISTÓRICO > Livres para transformar a segurança pública

Livres para transformar a segurança pública

 

COBCONSEG2009Organizadas por diversos segmentos sociais, as conferências livres sobre segurança pública tem avançado pelo país. O objetivo é diversificar o debate proposto pela 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) e alcançar públicos além dos que participarão das etapas convocadas pelo poder público.

“Todas as etapas livres geram um relatório que irá compor o caderno de propostas a ser votado na etapa nacional”, explica Regina Miki, assessora especial do Ministério da Justiça (MJ) e coordenadora 1ª Conseg, para quem um dos aspectos mais importantes das conferências livres é “dar voz às especificidades brasileiras”.

Até agora, a líder na mobilização de conferências livres é Fortaleza. Já foram realizadas pelo menos quatro: uma por iniciativa dos moradores do bairro Antônio Bezerra, outra com o Corpo de Bombeiros do Ceará e mais duas com padres e pastores de diferentes igrejas e religiões.
Em São Paulo, algumas comunidades também aderiram à 1ª Conseg. O distrito de Jardim Ângela (foto), por exemplo, que já foi considerado um dos territórios mais violentos do mundo, realizou uma conferência livre com mais de 200 pessoas para discutir e propor mudanças no modelo de segurança pública vigente. O evento contou com a participação de Fernanda dos Anjos, secretária executiva da 1ª Conseg.

Na cidade paranaense de Londrina, o foco da conferência promovida pelo Observatório Social do município foi a juventude. Em São Jerônimo (RS), na Grande Porto Alegre, a conferência livre teve caráter intermunicipal. Nos próximos dias, estão previstas conferências livres em Brasília (DF), Florianópolis (SC), Porto Nacional (TO), Rondonópolis (MT) e Salvador (BA).

Fonte:MJ/CONSEG – COBRAPOL

Top