Você está aqui
Home > 2011 ARQUIVO HISTÓRICO > IMPASSE PERIGOSO

IMPASSE PERIGOSO


heldermoura2011Talvez setores do Governo não tenham atentado ainda para a gravidade da situação, aopostergar esse impasse com os policiais. O Governo teve a grande chance de encaminhar uma solução pacífica, durante a reunião da última quinta, mas fechou questão contra o não pagamento da chamada PEC 300 e os policiais encerraram o diálogo.

Houve um momento da reunião, inclusive, que um representante do Governo chegou a propor a possibilidade de pagar o reajuste, desde que fosse rebatizado de subsídio, em vez de PEC 300, que tem um forte simbolismo. Além de associar ao Major Fábio e ao Coronel Francisco, dois personagens que causam urticária aos governistas.

Mas, para surpresa geral, um outro representante do Governo desautorizou o colega que propunha o pagamento na forma de um subsídio e o diálogo não mais prosperou. A impressão dos representantes das policiais é que o Governo não tem posição única. Setores defendem uma posição e outros segmentos do Governo pregam outra.
Na indefinição e sem saber em quem realmente confiar, os representantes das policiais militar e civil (ai incluindo os delegados) decidiram se retirar da reunião e confirmar a assembleia na próxima segunda 28 as 14:00 horas, para deliberar o indicativo de greve geral da segurança pública da Paraíba. O que pode deixar o Estado sem segurança no período de carnaval, algo de causar arrepios.

Uma declaração atribuída ao secretário Lúcio Flávio (Chefia de Gabinete), de que o Governo pode convocar tropas federais, não ajudou. E, pra piorar, as entidades da polícia descobriram que, de forma subterrânea, setores do Governo convocaram policiais civis e militares, para oferecer alguns benefícios e tentar furar o movimento. Era a gota d’água.

A impressão é que o Governo está batendo cabeça nas conversações com os policiais. Talvez imaginando que poderá encerrar a mobilização endurecendo o jogo. Mas, isto pode ser um erro de graves consequências.

OBS:

O SSPC/PB informa que a Assembleia Geral esta mantida,dia 28 as 14:oo, na praça João Pessoa centro, compareçam companheiros das policias civil, delegados, peritos, militares, bombeiros e agentes penitenciários, a Luta Continua Firme e Forte rumo a Vitoria!!!

Fonte:
Helder Moura
Correio da Paraíba

Top