Você está aqui
Home > Destaque1 > GILMAR MARTINS LEMBRA QUE PARAÍBA SE MANTÉM ABAIXO DO LIMITE DE DESPESA COM FOLHA DE PESSOAL

GILMAR MARTINS LEMBRA QUE PARAÍBA SE MANTÉM ABAIXO DO LIMITE DE DESPESA COM FOLHA DE PESSOAL

 

O secretário de Planejamento da Paraíba, Gilmar Martins, revelou que a despesa com pessoal em abril por parte da Secretaria de Administração alcançou 45,13% do limite máximo, de 49,00%, estabelecido pelo Tribunal de Contas do Estado.

Em contato com o Portal WSCOM, ele confirma:

– Não há descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Despesa com Pessoal – Poder Executivo utilizando a metodologia de cálculo do TCE, que exclui o IRRF da despesa com pessoal e da Receita Corrente Líquida (RCL). Percentual alcançado até abril/2020: 45,13% – Limite Máximo: 49,00%, afirmou.

A declaração do secretario desmente inconformação improcedente, segundo a GloboNews afirmando que a Paraíba descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal com Pagamento maior de funcionários públicos.

Ele complementa:

Adotando a metodologia de cálculo da STN a Despesa com Pessoal – Poder Executivo (STN): 50,61% – Limite Máximo 49,00%. Ressalta-se que a Despesa com Pessoal – Poder Executivo na Paraíba, sofreu aumento em função de dois fatores específicos, o encerramento dos contratos com as Organizações Sociais, que resultou na contratação do pessoal pela Secretaria da Saúde, e a pandemia do coronavírus (Covid-19) que exigiu que o Estado ampliasse os leitos hospitalares abrindo 3 novas unidades: o Hospital Solidário, o Hospital de Clinicas de Campina Grande e a Unidade II da Frei Damião. Por fim, enquanto os gastos com pessoal sofreram aumentos pelos motivos acima expostos, a arrecadação de abr/20 em comparação a abr/19 foi menor (ICMS cerca de -8,32% e FPE cerca de -5,69%)!

 

 

Fonte: WSCOM

Top