Você está aqui
Home > 2008 ARQUIVO HISTÓRICO > Eitel Santiago anuncia ações de combate à violência em CG

Eitel Santiago anuncia ações de combate à violência em CG

João Pessoa, 01 de agosto de 208.

Eitel Santiago anuncia ações de combate à violência em CG

Por: PAULA BRITO

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Eitel Santiago, anunciou ontem, em Campina Grande, estratégias de combate ao crime na cidade, começando por operações policiais nos bairros com os maiores índices de violência, como Centro, Catolé e Bodocongó. Eitel também disse ainda que o governo do Estado está estudando a possibilidade da implantação de um Núcleo de Inteligência na cidade (nos moldes do que existe em João Pessoa) e de mais um batalhão da Polícia Militar.
Em 2007, a Polícia Civil registrou mais de 950 ocorrências de furtos e roubos somente no centro da cidade. O Catolé aparece em segundo lugar, com 671 casos, seguido de Bodocongó, com 380 registros. Para se ter uma idéia, a quantidade de furtos e roubos praticados nesses três bairros representa quase 50% do total de ocorrências registradas ano passado em toda a cidade, que somaram 4.186.
Segundo o secretário, as operações serão realizadas a partir desse mês e terão o objetivo de combater o tráfico de drogas, os homicídios e os assaltos. “Não podemos divulgar mais detalhes para não atrapalhar o trabalho da polícia, mas podemos adiantar que a sociedade não vai demorar a ver os resultados”, afirmou Eitel Santiago.
O encontro serviu também para que a equipe pudesse fazer uma avaliação dos problemas na área da segurança pública na cidade e encontrar soluções. “A partir do que ouvimos aqui, vamos traçar ações e fazer um planejamento eficaz”, disse o secretário. A reunião contou com a participação do superintendente da Polícia Civil da Paraíba, Gerson Barbosa, do chefe da Delegacia Regional de Campina Grande, Severiano Pedro, do comandante do 2º Batalhão da PM, coronel Carlos Alberto Eleotério Guimarães, do delegado regional executivo da Polícia Federal na Paraíba, Jonas Cléber Rossatti, do inspetor da PRF Jefferson Costa, do comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) de Campina Grande, coronel Ronaldo Diniz, do superintendente do Detran, Paulo Nepomuceno.
Durante a reunião, Eitel Santiago e Gerson Barbosa receberam uma homenagem da Confederação de Trabalhadores Policiais Civis do Brasil (Cobrapol) pela aprovação da Lei Orgânica da Polícia Civil, que define o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da Polícia Civil do Estado.
A Lei Orgânica, aprovada na última quarta-feira pela Assembléia Legislativa da Paraíba define a organização institucional, carreira, direito e obrigações e vai beneficiar 2.272 servidores, entre peritos, agentes, escrivães e delegados. O vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Policia Civil da Paraíba – SSPC/PB, Francisco Camilo, também foi homenageado. As medalhas foram entregues pelo presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra.

Top