Você está aqui
Home > 2010 ARQUIVO HISTÓRICO > CCJ E CIDADANIA APROVAM RECONHECIMENTO DO PAPILOSCOPISTA COMO PERITO OFICIAL

CCJ E CIDADANIA APROVAM RECONHECIMENTO DO PAPILOSCOPISTA COMO PERITO OFICIAL

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, na última semana em caráter conclusivo, o reconhecimento dos papiloscopistas como peritos oficiais cíveis e criminais. A proposta considera como perito oficial todo profissional habilitado para o exercício de perícias papiloscópicas e necropapiloscópicas.

Apesar de exigir nível superior para o exercício da profissão, a proposta garante a continuidade do exercício funcional pelos papiloscopistas e necropapiloscopistas que iniciaram o exercício profissional anteriormente à lei.

Entre os pontos que despertaram maior polêmica durante a tramitação da proposta está a autonomia funcional técnica e científica do papiloscopista. As entidades policiais argumentavam que, durante a investigação de um crime, é necessária a hierarquia entre os profissionais envolvidos.

O relator, deputado Décio Lima (PT-SC), apresentou complementação de voto com substitutivo ao Projeto de Lei 5649/09, da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que trata do tema, mantendo o mérito e alterando a redação original.

Tramitação
Como foi alterado na Câmara, o projeto voltará ao Senado para reexame.

INFORMATIVO SSPC/PB

Top