Você está aqui
Home > 2010 ARQUIVO HISTÓRICO > Brasil tem primeira mulher na presidência

Brasil tem primeira mulher na presidência


dilmarussef2010São Paulo (AF) – Dilma Rousseff (PT) tornou-se ontem a primeira mulher presidente do Brasil. Com 99,98% das urnas apuradas até o fechamento desta edição, Dilma estava com 56,05% dos votos válidos (55.748.326), enquanto José Serra (PSDB) tinha 43,95% (43.708.350).

A abstenção se mantinha em torno de 21%. Entre os eleitores, 1,81% votaram em branco e 3,45%, nulo. O eleitorado brasileiro é de 135 milhões de pessoas.

Em pronunciamento oficial, a candidata eleita destacou o fato de ser a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Segundo ela, sua eleição é uma demonstração do avanço democrático do país.

A petista disse que seu desejo é que esse “fato até hoje inédito se transforme em um evento natural”.

“Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: SIM, a mulher pode.”

“A igualdade de oportunidade entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia”, completou.

Dilma prometeu respeitar a Constituição. “Vou zelar pela mais ampla liberdade de imprensa e pela mais ampla liberdade de culto.”

A eleita também destacou as realizações do governo Lula e falou de sua campanha.

“O que mais me deu confiança e esperança, ao mesmo tempo, foi a capacidade imensa do nosso povo de agarrar uma oportunidade, por menor que seja, para com ela construir mundo melhor.

Depois do pronunciamento, Dilma comemorou a vitória no Palácio da Alvorada, em Brasília, com o presidente Lula e políticos aliados. Ela estava acompanhada do ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, um dos coordenadores da campanha petista; do presidente do PT, José Eduardo Dutra; e do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT).

Top